Foi com esta fotografia que tudo começou

skywater

Faz hoje precisamente 3 anos e 10 dias que a palavra egosciente existe. O mesmo será dizer que o blog original cumpre 3 anos e 10 dias de flutuação no éter cibernáutico. Parabéns a mim.

A princípio começou como contraponto aos Arquivos Sturu, uma coisa irascível e medonha, quase obsessiva, que tive o prazer de criar. Naquela altura, entre o fim dos Arquivos e o início do Egosciente, queria dizer coisas mais sérias a quem estivesse disposto a ler-me. Queria mostrar a essas pessoas que existia, que não era apenas um nome estúpido num blog estúpido, que reflectia sobre coisas sérias e que estava atento a essas coisas. Essas coisas, invariavelmente, têm apenas um e só um nome, mas biliões de rostos: Humanidade. O nome “Egosciente” surgiu desse confronto entre mim e o resto do mundo. Estou  consciente do mundo onde vivo e dos outros que o povoam até ele ficar redondo, mas principalmente estou consciente de mim mesmo. É isso que egosciência significa. Claro que a definição desta consciência interior era, e ainda o é cada vez mais, um pouco turva. Qual é o homem que pode dizer sem se ensombrar de dúvidas que se conhece a si próprio? Diziam os gregos que à medida que nos conhecemos melhor maiores são as nossas dúvidas sobre nós próprios. Enfim… Adiante.

Seja como for estes 3 anos foram muito bem passados. Confesso, gostava de mais ter mais visitas. Gostava de ter comentários novos de cada vez que entro no blog. Tenho visitas regulares; há links para aqui um pouco por todo o lado, inclusivamente em grandes casas blogosféricas e tenho amigos e conhecidos que não dispensam o clique. No entanto alturas houve em que já me pareceram insuficientes. Agora, apesar de o número de visitas continuar a não ultrapassar as 30 por dia, sinto-me tranquilo com isso. Não preciso de 30.000 visitas diárias que me prendam diariamente a uma determinada linha editorial. Não preciso disso. Este é o meu blog e, em última análise, sou eu. Escrevo o que quero, sobre o que quero e quando quero. As 20 ou 30 pessoas que cá vêm todos os dias também devem gostar disto assim porque no dia a seguir voltam. E agradeço que o façam.

Haveria muito mais a dizer sobre este processo que se desenrola há 3 anos e 10 dias, mas, temendo maçar-vos demais guardo o resto do discurso para o ano que vem.

Muito obrigado pelas palmas (vénia).

Voltem sempre.

4 pensamentos sobre “Foi com esta fotografia que tudo começou

  1. Boas,
    Comecei a acompanhar o Egosciente há pouco tempo via Bitaites.
    Subscrevi nos feeds e não perco um post.
    Parabens pelos 3 anos e 10 dias de blog.
    Abraço

  2. Ora muito obrigado, caro leitor!
    És a primeira pessoa que conheço que me lê por feeds… É bom saber que há gente atenta, apesar de discreta.
    Mais uma vez, obrigado.

    Abraço.

  3. cheguei agora ao seu(teu?) blog, li 2 posts por alto, mas tinha de dizer qualquer coisa sobre esta foto..dá-me a mesma sensaçao que temos num daqueles sonhos em que vamos a cair até acordamos..incrivelmente relaxante olhar para ela
    vou agora ler com mais atençao, parabens peloos 3 anos.

  4. Claro que me pode tratar por tu, caro lemon. Esta formalidade de tratar os leitores na 3ª pessoa é mesmo só uma mania estúpida que guardo desde os bons velhos tempos de Eton. Não ligue, por favor.

    Obrigado pela visita. Juro que terei chá e bolachas da próxima vez que cá vier. Onde estão as minhas maneiras, credo?

Deixe uma Resposta

