Diário do Sul: Um Hino à Ortografia ou Como Ser Jornalista e Bebedolas Ao Mesmo Tempo

alcoolicosanonimos1

Ainda pus a hipótese de o texto acima mostrado ter sido obtido através de um scanner com OCR e pouca definição. Contudo, nem este pressuposto salvaria um jornalista digno desse nome da guilhotina. Depois pensei, talvez o texto sobre os Alcoólicos Anónimos tivesse sido escrito por um antigo membro dessa irmandade recaído em desgraça. No entanto, não só a cabeça do jornalista continuaria no alvo da guilhotina, como imaginei a audiência a rir a bandeiras despregadas. Não encontrei explicação, portanto.

Uma hecatombe destas não pode ter sido obra acaso. Todos damos erros – eu, burgesso me confesso – mas deste nível nunca vi nada. Primeiro há os erros assinalados (e mais uns quantos por assinalar) e depois há o vocabulário e a sintaxe de escola primária. Um jornal diário, seja o Diário do Sul, seja o de Notícias ou o de Sobral de Monte Agraço, não pode nunca, sob pretexto algum, chegar a este ponto de negligência. Um jornal que se queira assumir como órgão de comunicação social tem de cumprir muitos parâmetros que, aliás, pouco se cumprem em Portugal, mas ter uma peça noticiosa inteira cravejada de erros como se fossem sementes de sésamo num hambúrguer é demais. Alguém, algures naquela árvore hierárquica falhou e em grande. Espero que alguma cabeça tenha rolado na maison Piçarra, sinceramente.

Lembro-me, há uns anos atrás, de um artigo do mesmo jornal que lançava toda a artilharia argumentativa – mas sem conhecimento de causa – à seriedade, legitimidade e ética editorial dos blogues. Agora, Piçarra e companhia levaram com esses mesmos tiros em cheio nas trombas. Bem feita.

Nota:  A devida vénia ao cão com mais pulgas da blogosfera que teve a paciência de sublinhar 20 e poucos atentados à língua portuguesa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s