A Meia Revolução

persep

Dizem-me para passar isto; que é uma BD baseada na aclamada Persépolis, a quem roubou o nome e o traço com a conivência da autora original; que foi desenhada (ou copiada) por Payman e Sina que vivem em Xangai, longe das manápulas de Ahmedinejad; dizem-me também que é uma espécie de manifesto contra as fraudulentas eleições no Irão.

Tudo bem, eu passo. Sou a favor de qualquer povo oprimido – até começo a nutrir alguma simpatia pela televisão independente da Venezuela.

Mas vamos lá a ver uma coisa: o Irão não é regido por um Governo, é regido por um conselho de iluminados islâmicos, cujo Líder Supremo Khamenei (vamos por isto em maiúsculas não vá o gajo amuar) andou desde sempre às turras com o tal Mousavi, o rival do reeleito Presidente. Isto é um facto. Melhor, são vários factos. Ora, se os candidatos à presidência iraniana têm obrigatoriamente de ser aprovados pelo tal conselho de notáveis, é perfeitamente normal que as tais eleições cheirassem a esturro mesmo antes dos boletins de voto chegarem às urnas. Não sei o que tinha em mente o senhor Khameini mas fosse o que fosse não correu bem. Talvez ele quisesse apenas saber até que ponto o povo iraniano era capaz de ir na sua revolta. Se foi isso ganhou a aposta e, tal como Ahmadinejad, pode dormir descansado mais uns anitos. No entanto, se Mousavi entrou na corrida apenas porque estava disposto a pactuar com o Conselho, todas as manifestações e todas as mortes e estropiamentos foram em vão, ou mesmo risíveis.

Em última análise, o povo iraniano viu um truque de ilusionismo, não gostou, mas também não o percebeu. Barafustou com o ilusionista, mas não o suficiente para lhe ser devolvido o dinheiro do bilhete. E ficou tudo ainda mais na mesma.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s