João Pereira, o sapo engolido e quase digerido

Quando ouço dizer que o Sporting anda no mercado à procura de reforços tenho por hábito acender uma vela de 2 quilogramas a S. Agrícola de Avignon, protector contra o azar. Não quero de forma nenhuma proteger o possível reforço contra o interesse do Porto, como faz o Benfica, nem proteger o dito possível reforço contra alguma maleita catastrófica que o atinja. O que pretendo é proteger o Sporting contra o possível azar de o possível reforço afinal ser um marreta da pior espécie. “Quando há devoção, até um dente de cão irradia luz”, alguém muito sábio disse certo dia, e não seria a primeira vez que o Sporting compraria uma uma lebre a pensar que era um, vá, lince. Não me enganei, não senhor, para que quereria o Sporting comprar uma lebre quando precisa é de felinos com raça? Vêm-me à cabeça os nomes Wender, João Alves, Silva.

Detesto o João Pereira. Há aspectos da sua personalidade dentro de campo que me fazem vomitar. A expressão fair-play nunca entrou por aquele par de orelhas, com toda a certeza, e detesto gente sem o mínimo sentido de honra. No entanto há outros aspectos da sua personalidade que me fazem exultar de alegria pela sua contratação – apesar de o odiar visceralmente. Deixa a pele em campo e luta com unhas e dentes pelas cores que defende na altura do jogo. Passadas duas semanas pode jurar fidelidade a outra equipa qualquer, mas fica-se com a ideia de que quem tem João Pereira na folha de salários num dado momento, não tem apenas um nome quase genérico de um simples empregado, de um simples jogador de futebol, mas sim TODO um gajo que é homenzinho para comer nacos de relva se disso depender a vitória da sua equipa. Um verdadeiro leão, portanto, e com talento como cereja.

É um verdadeiro reforço na medida em que é melhor do que qualquer uma das alternativas existentes no plantel, e se o Sporting quer uma equipa tem que começar a gastar dinheiro como uma. Lá vou ter de engolir um sapo, mas antes um sapo com garra que uma lebre que não corre.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s