De volta à Terra Média

“Sinto-me fino, assim a modos que estendido, se entende o que quero dizer… Olhe, como pouca manteiga que foi estendida numa fatia de pão muito grande. Isso não pode estar certo. Preciso de uma mudança ou qualquer coisa.”

– Bilbo Baggins para Gandalf in O Senhor dos Anéis, A Irmandade do Anel

Já aqui tinha confessado o meu plano de ler o Porno depois d’As Portas da Percepção/Céu e Inferno de Huxley. O que se passou foi que o “A Irmandade” foi deixado como moeda de troca por alguém que preferiu o Hobbit que repousava na minha prateleira. E olhem que estava mesmo voltadinho para a obra de Irvine Welsh, mas aconteceu folhear despreocupadamente o canhenho do Tolkien primeiro e PUF! lá estava eu em Hobbiton à espera do aniversário de Bilbo e Frodo – que por acaso fazem anos no mesmo dia – e do regresso de Gandalf que despoletaria a maior aventura ficcional desde que Ulisses deixou Troia com a palavra “casa” na cabeça. Na altura em que leio já Frodo e os seus companheiros saíram de Hobbiton, já sabem – pelo menos Frodo – que anel é aquele e que estão a ser perseguidos. Agora só vou largar Tolkien nos Apêndices do Regresso do Rei. E vou lê-los todos desta vez. Os Apêndices. E as canções élficas também. Das outras duas vezes que me mandei àquelas 1.500 páginas não tive paciência.

E depois disso, vou ganhar coragem (mais) e vou reler de uma ponta a outra um Silmarillion, um Contos Inacabados da Terra Média e de Númenor, um Filhos de Húrin e um Hobbit. Depois disso descansarei, claro, que o ciclo da Terra Média estará completo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “De volta à Terra Média

  1. Li há pouquíssimo tempo o “Fight Club” do Chuck Palanhiuk… És capaz de gostar bastante, e apesar do filme ser genial e tudo mais… o livro é um mundo AINDA mais a frente! Humildemente recomendo-te o livro!

  2. Agradeço a recomendação, no entanto esse livro já faz parte da minha lista de “Lidos & Aprovados” há muito tempo, desde que o filme foi também visionado por estes dois olhinhos que a terra há-de comer.

    Agradeço a recomendação, como disse, na mesma:)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s