Avé Mourinho

Tenho por hábito não gostar das equipas de José Mourinho. O Fóculporto porque sou do Sporting; o Chelsea porque torço pelo Manchester United; mas o Inter não é excepção, apesar de não torcer por nenhuma equipa italiana. Também não nutro pelo “special one” qualquer tipo de animosidade. Simplesmente não gosto de equipas que jogam com o posicionamento, falta-lhes sempre aquela pitada de alegria típica das equipas latinas, ou que tenham o Cristiano Ronaldo. Falta-lhes explosão, sobra-lhes poder de choque e inteligência. Contra todas as expectativas, ontem a vítima foi o Barcelona, a tão aclamada máquina de futebol. E repito, contra todas as expectativas, porque ninguém acreditava que o Inter não iria sofrer 2 golos em Camp Nou. Pelos festejos no fim do jogo, nem Mourinho acreditava muito nisso. Guardiola então achava que ia golear o Inter. Piquet também, e chegou mesmo a dizer que os jogadores do Inter arrepender-se-iam da profissão que escolheram. Juan Laporta insultou Mourinho menosprezando-o, e todos sabemos o que dá quando se menospreza o melhor treinador do mundo.

O que se passou ontem em Barcelona irá certamente constar dos Manuais de Futebol na secção Jogar à Defesa. Foi heróico, quase espartano. Mas não foi só mérito da equipa italiana. Também houve muito demérito dos catalães. Jogaram como os reis do mundo, do cimo do seu pedestal, convencidos que a sua própria genialidade mais tarde ou mais cedo daria um ar da sua graça, o que só aconteceu por uma vez e já a acabar o encontro. Enquanto o Inter vestiu o fato-macaco e trabalhou para conservar a sua muralha sem brechas, o Barça investia sempre com a mesma velocidade, sem soluções perante a sólida parede de mármore branco.

O campeões não surgem de equipas que jogam um futebol de deixar o mundo boquiaberto: surgem de equipas que se sabem adaptar e moldar ao adversário de forma a ultrapassar as suas defesas. Por isso Mourinho é, e continuará a ser treine onde treinar, o maior fabricante de campeões que existe.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s