De Quarteira a Machu Pichu

Quando queremos criar um ponto de paragem para turistas, num local turístico claro está, podemos iniciar o projecto de duas formas. A primeira, a única praticada em Portugal e de resto a mais comum em todo o Mundo, é criar algo que consiga render o máximo possível gastando o mínimo. As preocupações estéticas prendem-se com o puro marketing, porque a vista também come, e se um edifício envidraçado é giro pouco importa que duas pessoas mal caibam nos quartos. A localização do dito empreendimento é outra. Que importa que se destruam dunas e areais, ou ilhotas-barreira tão importantes na conservação da linha costeira. O que interessa é que as pessoas gostem de estar ali, num edifício moderno, ou pitoresco, ou tradicional, perto da aguínha fresquinha, sem o mínimo respeito pelo local em si. Basicamente é esta a Teoria da Arquitectura para o Turismo em Portugal

A segunda forma de fazer as coisas, obviamente, é o inverso da primeira. Respeitando o local em causa, proporcionando aos turistas o máximo usufruto do próprio local, com o mínimo de perturbação para o dito cujo. Menos espaço, mais qualidade. Assim, seguindo este raciocínio, Silvestre Castellani, argentino de gema, projectou um albergue para Machu Pichu que é qualquer coisa do género:

Cravado na própria montanha, em perfeito equilíbrio estrutural, permitindo a reconstrução da vegetação e tornando-a ela própria num importante elemento dessa estrutura. A vista privilegiada (imagem no topo) sobre a Cidade Perdida seria o grande trunfo do projecto. A sua maior dificuldade estaria em levar os módulos pré-fabricados para o local.

Pelo que sei ainda ninguém pensa em construí-lo. Mas deixa-me com fé no porvir da Arquitectura. Nem tudo tem que ser megalómano ou auto-suficiente, como é moda agora. Aproximando-me da Navalha do tio Occam, as coisas simples são as mais fantásticas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s