Cinema em Arraiolos, paz à sua alma.

Segundo as informações que obtive junto de fonte não oficial, não haverá mais cinema em Arraiolos. Cinema como o conhecíamos, entenda-se. O edifício continua ali para ser visto por todos. Filmes é que não. Neste caso particular não se pode censurar a gerência: com preços de bilhete tão baixos e com uma média de assistência de 20 pessoas (fazendo contas de cabeça e muito por alto), este desfecho era mais que previsível. Tendo também em conta que os orçamentos autárquicos estão cada vez mais anoréticos, o estranho é ter havido Cinema em Arraiolos durante tanto tempo.

Quem culpar então? As pessoas, obviamente; os possíveis mas raramente concretizáveis espectadores, os gajos que passam perto do cartaz de um filme e dizem para consigo “tenho que sacar isto”, não percebendo que a qualidade desse .mpg ou .avi ou .rmvb que têm em casa dificilmente será superada por uma tela de 10 metros e um sistema de som de 1500 Watts – isto fazendo contas de cabeça, que os meus parcos conhecimentos técnicos não chegam a tanto. Em suma, a pirataria só tem estado a matar as salas de cinema porque as pessoas se contentam com merda.

Obviamente que agora, quando toda a gente se aperceber que se quiser Cinema terá de andar 100 km para o litoral – Évora está um caso bicudo no que diz respeito a esta pasta -, sairão à rua os previsíveis fala-barato: que isto é uma miséria, um Cine-Teatro destes ao abandono, assim é que se vê o que os comunas ligam à cultura, etc. Claro que são precisamente esses, os primeiros a apontar dedos, os grandes culpados desta situação; os que preferem ficar em casa a ver novelinhas ou vagabundear pelos cafés vazios de gente e cheios de domingo à noite.

No ano passado armei um escabeche porque não havia Cinema e a autarquia nem uma palavrinha deu à população. Este ano podem ficar descansados que não lhes apontarei qualquer espécie de culpa.As gentes de Arraiolos não merecem Cinema. É um facto indesmentível.

Quanto a mim, lá terei de me aguentar e fazer como os demais: sacar torrents manhosos com legendas em crioulo e tentar ser feliz.

5 pensamentos sobre “Cinema em Arraiolos, paz à sua alma.

  1. Epah meu, em certo aspecto ate tens razao…mas eu penso que o maior problema ser outro…o filme chegar a Arraiolos já com um grande atraso apos a estreia…falo por mim, do tipo vejo que saiu um filme, que gostava bastante de ver…vou sacar para ver logo…é claro que posso esperaralgum tempo para ir ao cinema, mas se o fizer corro o risco de ele vir 2 meses apos a estreia ou entao nem chegar a vir…

  2. Nem sempre os atrasos eram tão grandes. E depois nunca percebi porque é que os filmes têm que ser vistos na mesma semana em que saem. Haverá alguma corrida e ninguém me disse?

    Não digo que a gerência da coisa esteja isenta de culpas: sempre fui da opinião que com um bocado mais de investimento seria possível ter duas sessões semanais com uma casa bem composta. Mas a verdade é que a possível clientela também não ajudou nada. O futebol, os Ídolos e a Casa dos Segredos nunca serão um adversário leal para o Cinema em Arraiolos.

  3. Em parte tens razão, não se tem que ver um filme na semana em que sai…mas por vezes ve-se um trailer e um gajo quer ver logo aquele filme…e o que faz? saca da net…pois no cinema só algum tempo depois…E essa tua ideia das duas sessões semanais, na minha opinião não era nada má de todo…seria bastante inteligente talves…mas também sabes que cá isso não é facil…e não falo por a cor politica ser aquele e sim por achar que as pessoas responsaveis não são as mais indicadas…para mim a cor não interessa e sim a capacidade das pessoas…E essa parte do futebol, idolos e casa dos segredos é bem verdade…falo por mim, quando joga o NOSSO GRANDE AMOR, ninguem me arranca do sofá…

  4. Ouvi dizer…
    A CMA vai investir num projector 3D ligado por hdmi à tela e em 20 pares de oculos parecidos com os de sol. Se não forem suficientes, pede outros 20 emprestados à CME.

    A tecnologia está sempre a evoluir. E nós evoluímos com ela.

    Sem querer ofender ninguém, claro.

  5. El Capitán, não percebi se estás a ser irónico ou não. Ainda não ouvi falar nada sobre isso, mas a ser verdade há-de se saber mais concretamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s