Peixoto e os Pianos

Resolvi atirar-me ao Cemitério de Pianos do Zé Luís. Um dos meus conselheiros literários dizia-me encolhendo os ombros “Erh… Um borra botas levado ao colo”, entre outras coisas menos simpáticas. Percebo a sua aversão a Peixoto, eu também reajo assim quando vejo surgirem clássicos instantâneos a todo o momento, mas raramente sou tão irascível. Li uma grande parte do supracitado livro e uma coisa me incomodou logo de início, algo a que chamo artefactos de escrita: pequenos “defeitos” de pontuação, parágrafos aparentemente estranhos; com o aparente intuito de fazer sobressair o autor muito para além da narrativa – basta ver os diferentes tamanhos de lettring da capa para sabermos ao que vamos. Depois houve outra coisa que me fez deslizar por várias páginas sem dispensar qualquer tipo de atenção: a especificidade da descrição dos sentimentos, percepções e reflexões das duas personagens principais, especialmente o Francisco. Ou seja, pouca acção, muita conversa.

No final percebi que o que me estava a afectar não era aquele livro, nem o próprio Peixoto, era apenas a Poesia. Explico. Eu sou um gajo de Prosa; narração, descrição, diálogo, sou um perdido por essas merdas. Já a Poesia é como a música clássica, reconheço o valor, mas não ligo pevas.

Ora, a ver pelo Cemitério de Pianos, Peixoto é demasiado Poeta para fazer Prosa. Ou seja, demasiado Poeta para ter lugar na minha prateleira. Mas não é por isso que deixará de ser lido pontualmente.

Agora vou passar para Beckett, assim uma coisa mais levezinha, ou Cortázar se o gajo que o surripiou da Biblioteca já o tiver devolvido à proveniência.

Actualização: Nem Samuel, nem Júlio. Escolhi Herman, o Hesse, esse Herman e a história de um abominável misantropo que se autodenomina Lobo das Estepes. Nunca li e estou farto que mo sugiram. Ele aí está. Agora vamos ver.

Deixe uma Resposta

