“As virgens estão esgotadas e a culpa até é sua.”

Diz que finalmente o bicho-papão do Ocidente bateu as botas. Esticou o pernil. Fechou as nalgas. Deu o magno suspiro. Provavelmente com duas ou três balas americanas no bucho, mas convenhamos que a abordagem de Obama na excisão deste tumor no orgulho ocidental foi bem mais súbtil e eficaz que a política do “fodemos aquela merda toda até o gajo aparecer” de Bush.

E agora toda a ocidentalidade, ou pelo menos aquela que tem contas a ajustar com a Al-Qaeda e a outra que tem contas a ajustar com quem quer que seja, exulta de alegria e dança na campa de Osama bin Laden. O que me leva à questão do milhão de doláres: onde fica a linha que separa um terrorista de um herói? Bin Laden será assim tão diferente do “nosso” Xanana Gusmão? Apartemos as diferenças ideológicas e as diferentes abordagens na luta de cada um. Não eram apenas dois homens a remar contra a maré e que ousaram fazer tudo o que estava ao seu alcance a favor da causa em que acreditavam?

Não podemos, obviamente pedestalizar Osama, mas também não lhe podemos por uns corninhos e um tridente na mão. Ele acreditava no poder de um Islão aniquilador de todos os seus inimigos, e convenhamos que nós, a Ocidentalidade, também não somos bons de assoar nem sequer assim tão diferentes. E mais ainda: o barbaçanas foi extremamente eficaz nessa sua luta. Como fazer então a distinção então entre terrorista e herói? Não podemos. Eu pelo menos não posso. Uma visão abrangente das coisas não mo permite.

Seja como for, chame-me o que quiser e pense o que pensar, mas o Homem ficou mais pobre na sua essência. Não que Osama tenha sido um grande espécime que extravase luz e honra e tal, mas, para o bem e para o mal, a Humanidade precisa de homens que lutem pelo que acreditam. Sem gajos assim seremos todos menos Homens.

Salaam aleikum, Osama.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s