Asimov says:

A regra consiste em procurar a explicação mais simples e mais corrente consistente com os factos e deixar-se conduzir (com uma relutância cada vez maior) para soluções mais complexas e invulgares, se não se encontrarem outras. E se não se encontrar qualquer explicação, as coisas devem ficar por aí; um observador sofisticado deve ter aprendido a viver com a incerteza.

 – Isaac Asimov sobre a possível existência de inteligência extraterrestre, in Civilizações Extraterrestres, Publicações Europa América, 1979.

Suspeito que vou usar a última parte da última frase inúmeras vezes. De cada vez que me saltar ao caminho uma discussão sobre inteligência extraterrestre ou sobre outros temas fracturantes como a religião ou o futuro do Sporting, atirarei com este argumento à tromba do meu interlocutor da mesma forma que faço sinais de luz aos coelhos perdidos na estrada a meio da noite. Confusos com as luzes e atarantados pelo barulho crescente, quase podemos ver a surpresa em perfeita união com a ignorância naqueles pequeninos olhos negros. Todavia, e ao contrário do que faço com os coelhos, não evitarei a colisão.

Ao ocasional ígnaro: Isaac Asimov não era só um individuo de frondoso patilhame. Da mesma cabeça de onde descem essas soberbas amostras capilares sairam também os mais maravilhosos contos de ficção científica que a humanidade já viu. Destaque para o livro Nove Amanhãs, pura ficção científica e para este Civilizações Extraterrestres, pura ciência, algo desactualizada por vias de descobertas mais recentes, mas bastante acessível a qualquer leigo menos analfabeto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s