Um céu ominoso

Temos a triste mania de relativizar todas as catástrofes naturais que surgem nas notícias. Isto quando não é a nossa rua virada de pantanas que aparece na televisão. O que se passou ontem nos Estados Unidos da América não é excepção nem novidade. Todos os anos no Verão é a mesma conversa, tornado ali e acolá, nãoseiquantos desalojados, mais umas dezenas de feridos e uma meia dúzia de cadáveres, milhões, sempre milhões de dinheiro em prejuízos, e os burros dos americanos parece que fazem de propósito a construírem as casas debaixo das tormentas e ainda por cima em madeira!

O problema, parece-me a mim, que não percebo nada destas coisas, é que não deve faltar muito para nos vermos na mesma situação. Todos os anos as tempestades na Europa aumentam de intensidade. Cada trovoada é mais forte que a anterior e até já começámos a chamar tornados às antigas trombas de água. Parece-me a mim que não vai passar muito tempo até vermos a nossa rua virada de pantanas nas notícias e nessa altura, quando o vento lá fora atingir os 600 quilómetros horários, vamos ver como é que o tijolo, o cimento, e vinte anos de construção sem regras se vão aguentar.

Se quiserem uma amostra de como vai ser é clicar na imagem lá em cima. Lembre-se que aquilo não é num país longínquo, é mesmo ali do outro lado do Atlântico, muito longe do Terceiro Mundo. A dita imagem é a mais simpática da colecção: nuvens mammatocumulus que têm o mau hábito de surgir associadas às tempestades mais violentas. A da fotografia é descendente de um dos tornados que assolou o Midwest americano no passado fim de semana provocando mais de 80 mortos. Uma velinha para eles.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s