Da lagartagem em forma de crisálida

O primeiro de setembro, de braço dado com as primeiras invernias, deram-me vontade de dar por terminada a silly season aqui no tasco. Todas razões plenas de sentido, mas a maior entre todas foi o corrupio de saídas, ou de pontapés no rabo se preferir, que se deu ontem desde Alvalade para o resto da Europa.

  • Leandro Grimi, que quase me emocionou num jogo contra o Inter de Milão onde já mal conseguia andar de tanta porrada que levou mas nunca virando a cara à luta nem pedindo substituição, vai emprestado para o Genk da Bélgica.
  • Yannick o Burro Djaló emigra mais a sua Luciana e a petiz Lyonce para a linda cidade de Nice a troco de 4.5 milhões de euros, o que não é nada mau para o maior desperdício de talento no futebol leonino. Desperdício?, dirão uns, talento?, dirão outros, e eu explico. Djaló é talentoso. É sim! Bom toque de bola, boa aceleração em drible, boa finta, bom remate a qualquer distância. E ninguém me pode contrariar aqui. O problema é que a sua parca inteligência só permite usar essas valências muito pouco amiúde, demasiado pouco amiúde para o que uma equipa como o Sporting precisa. E esta declaração nem abona muito em favor do Sporting. Portanto, obrigado pelos golos, Yannick, foram quase todos de levantar o estádio, mas tão pouquinhos que até dá pena.
  • Hélder Postiga no Saragoça, sem honra nem glória, por 500 mil euros. Já nenhum jogador custa meio milhão seja do que for seja, a menos que se trate de meio jogador. E Postiga é meio jogador, ou menos ainda. Não me interprete mal, defendi o Carteiro em acesas brigas de café contra meia dúzia de lagartos de dente ressabiado ainda que todas as evidências apontassem contra a minha opinião. Admiro a entrega e a espontaneidade do animal, mas quando não aparecem golos – talvez por culpa do 4-3-3 de Domingos ou pelo vazio deixado por Liedson – e quando só ele detém 90% dos foras-de-jogo assinalados ao Sporting – apesar de nem todos serem bem assinalados – não há grande defesa possível. De um avançado esperam-se golos, ou pelo menos muitas assistências, espera-se que saiba atacar uma bola, driblar um ou dois adversários, espera-se que saiba fugir da armadilha do fora-de-jogo, espera-se que acerte mais na parte de dentro das redes e menos na parte de fora, no poste, na bancada e nos painéis publicitários. Postiga sobra na entrega e falha na concretização; meio jogador portanto. Ou menos.

A partir daqui, e sem estas “carraças técnicas”  Domingos já tem a vida facilitada. Agora é encostar Carriço até que ele se lembre outra vez de como é ser um defesa central e meter toda a carne nova no assador. Tirando Patrício, Polga e Pereira, não vejo qualquer intocável no plantel. Convém que Izmailov nunca perca de vista o banco de suplentes e agora com Elias é capaz de o ver mais vezes. Capel é uma certeza e Carrillo precisa de esticar as pernas. Schaars é bom; Bojinov mostrou mais em 10 minutos que Wolfswinkel numa hora; Jéffren é máquina mas que deixe os livres para quem tem pernas de homem. Rinaudo tem porte de velha gloria – quase o vejo a preto e branco, com aqueles  calções demasiado subidos na cintura e peito para fora – e força de trinco de luxo mas tem que tem calminha que os vermelhos em Portugal gostam muito de sair do bolso do árbitro. André Santos é o relógio suiço do costume e Rodriguéz faz falta ao lado de Polga. A pergunta é: onde está Diego Rúbio?

Outro pormenorzinho talvez com alguma importância: finalmente temos extremos decentes para jogar no famigerado losango de Peseiro. Simpatizo com o 4-3-3, mas pelo que se tem visto mais vale o 4-4-2 clássico ou com a configuração da tal figura geométrica. Mas claro, isto são as opiniões de um gajo que nunca ganhou um jogo no Championship ou Football Manager. A mina cena é o Pro Evolution Soccer e aí o Postiga não falha a baliza de certeza.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s