Uma vida longa e próspera, Star Trek


Quem me lê ou conhece sabe que trekkie é algo que não sou. Penso que em quatro anos de blog nunca falei uma única vez sobre a série, o que na verdade só me fica mal atendendo aos índices de geekice que aqui se praticam.

Foi a 8 de setembro dos idos 1966 que pela primeira vez se ouviu a frase “Space, the final frontier“, proferida pelo não menos célebre Capitão James T. Kirk. Efeitos especiais bacocos, mas caramba, era o que havia na altura e não se pode pedir muito mais no pequeno ecrã. Uniformes muito avant-garde, sim senhor, mas prefiro o design retro-militar da Battlestar Galactica. Phasers também não é bem a minha cena, preferindo muito mais a elegância de um sabre-de-luz ou mesmo a rudeza dos revólveres de Malcom Reynolds, capitão da Serenity. A Enterprise, essa é um regalo para a vista, um autêntico ícone, um verdadeiro prodígio da tecnologia espacial futurista, mas raios me partam se o cheiro a mofo do Falcão Milenário, o aspecto ornitocoiso da Serenity e os rombos e cicatrizes da Galactica não me arrepelam os pêlos do espinhaço. Isso sim, são naves nas quais servia de bom grado, nem que fosse engraxador de botas.

Todavia há uma coisa que nenhuma das supracitadas séries tem e que sobra na Star Trek: o anseio pela exploração; a invocação dos antigos exploradores, de Colombo a Bartolomeu Dias, de Robert Peary a Livingstone, de James Cook a Fernão Magalhães. Olhos postos no horizonte e velas bem enfunadas. É esse peito aberto ao desconhecido que me fascina na Star Trek.

Chibatem-me os trekkies se quiserem mas o único título da série que vi com olhos de ver foi este último do J.J. Abrams. Falha que tenciono colmatar antes de me falecer, prometo.

Parabéns, Star Trek.

Deixe uma Resposta

