Embeiçado por Kenta Cho

Estão a ver aquele japonesinho feioso de óculos? Sim, o que está em primeiro plano. O outro não conta, nem o do meio com o olhar embevecido que nem sequer óculos tem. Bom, esse tal feioso de óculos chama-se Kenta Cho e é responsável pela criação de alguns dos jogos mais adoráveis e viciantes de distribuição livre que aí andam. São quase todos shooters, é um facto, mas se o Asteroids e Space Invaders não eram viciantes então eu tenho um par de mamas como a Salma Hayek. Todos shooters, como dizia, inspirados nos retro jogos de outrora mas com um aspecto abstracto e uma jogabilidade bastante rápida e electrificante. Não se assuste com o “aspecto abstracto”: se tentar jogar vai perceber que mesmo com gráfico ultra-realistas o jogo não podia ser melhor do que já é.

Durante o dia Kenta Cho desenvolve software na Toshiba, mas de noite ou aos fins de semana, quando não passa nenhuma reposição da Battlestar Galactica ou do Espaço 1999, veste o fato de geek de garagem e dá à luz essas pequenas pérolas do jogo Arcada style. Podem ser sacados da página da nano-empresa que ele fundou e da qual é o único trabalhador, a ABA Games, e curtidos em qualquer computador ou dispositivo similar. Para quem usa Ubuntu, a colecção está quase toda no Centro de Software e basta escrever Kenta Cho no campo de pesquisa.

Cada vez mais tenho um paixonite por jogos que não consomem a alma a um gajo, jogos rápidos de “play-quit“, em que o intuito é relaxar e não penar durante horas para criar um exército tão massivo que oblitera o adversário ainda antes de sair do HQ; ou que se passe duas horas a matar snipers alemães numa França ocupada; ou que tenha que se fazer 50 jogos para ser campeão da Liga Inglesa. Não que esses jogos sejam maus, não, credo, são fantásticos, mas agora ando numa fase em que tenho que dirigir as paciências para outros lugares. E também porque efectivamente tenho um fraquinho por essas merdas que se dão de livre vontade ao Mundo sem que ele nos tenha pedido nada.

Ah, só aqui um apartezinho: World of Goo é o melhor jogo de sempre (por enquanto). Nem aqui o amigo Kenta chega ao pé deste.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s