Qual Chuck Norris qual quê? Dureza é Lonsdaleíte

Quando alguém armado em sabichão de TV cabo lhe disser que o mineral mais duro encontrado na Natureza é o diamante, diga-lhe respeitosamente para ir levar com um tarolo de Lonsdaleíte no rabinho. O nome é estranho, sim, muito longe do místico adamantium do Wolverine (que na verdade é uma liga fictícia de titânio e diamante), mas a dureza estima-se que possa chegar aos 15 na escala de Mohs, frisando que nessa escala o diamante é um 9.5-10. O valor 15 trata-se de uma estimativa pelo facto de terem sido encontrados apenas cristais microscópicos cuja dureza é um pouco inferior à do diamante macroscópico.

É também o único mineral (alguém que me corrija se estiver errado) que não é criado na crosta terrestre mas sim na atmosfera ou mesmo na superfície, quando meteoros ricos em grafite são sujeitos a elevadas pressões e temperaturas devido à fricção atmosférica e colisão com o solo. A Lonsdaleíte é portanto um alótropo de carbono, mas a estrutura cristalina em vez de octogonal como a do diamante é hexagonal como a da grafite (ver abaixo).

Como será óbvio para o gemológico leitor, a Lonsdaleíte pode ser encontrada em algumas crateras de impacto (visíveis ou ocultas) laboratórios de pesquisa geológica ou nas cápsulas de transporte dos infames Guerreiros do Espaço. O estranho nome que parece enrolar na língua vem da homenagem à sôtora Kathleen Lonsdale, cristalógrafa e professora de Química, falecida em 1971, quatro anos depois da descoberta do mineral.

Formas Alotrópicas de Carbono

A – Diamante

B – Grafite

C – Lonsdaleíte

D – C60 Buckminsterfullereno (!)

E – C540

F – C70

G – Carbono amorfo

H – Nanotubo de carbono

E se não sabe o que é alotropia, também fica a saber: é a capacidade de um determinado elemento ocorrer em diversas formas. Uma espécie de Mystique da tabela periódica, portanto.

Reparou como se mistura ciência e super-heróis assim como quem não é geek? 

2 pensamentos sobre “Qual Chuck Norris qual quê? Dureza é Lonsdaleíte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s