PL118, o chamado “devem estar a gozar!”

Este deve ser o único blog no blogododecaedro português que ainda não se insurgiu contra o PL118, o Execrável, e não quero que se pense que sou de alguma forma subsidiário do Tozé Brito e demais consortes. Longe disso. Como dizia um amigo meu “chulos nem vê-los quanto mais mantê-los”, e bem sei a vergonha de taxas que um bar, por exemplo, tem que pagar para poder passar música legal, comprada em lojas da especialidade, ou mesmo tocada pelos próprios autores. Por isso ainda acho que este PL118 deve ser uma anedota e não pode ser real.

Para o surfista mais desatento, o PL118, o Aberrante, é um projecto-lei que se prepara para deixar de ser projecto e que irá fazer com que os dispositivos de armazenamento informático que comprarmos sejam mais caros devido a uma taxa que reverterá a favor da Sociedade Portuguesa de Artolas, perdão, de Autores. Isto tudo, claro, debaixo do nobre estandarte anti-pirataria internáutica. Ora, a aberração do PL118, o Abominável, não é assim tão difícil de entrever: eu como fotógrafo – ainda que de sétima categoria – possuo cerda de 100 Gb de fotografias – ainda que de qualidade duvidosa – e parece-me algo injusto ter que pagar uma taxa quando eu próprio é que sou o autor. Este é o ponto fulcral da situação.

O PL118, o Odioso, surge na senda dos agora engavetados SOPA e PIPA americanos e do ACTA europeu que há-de vir. Apesar de não estar muito por dentro do assunto, pela resposta do grupo Anonymous aos supracitados planos americanos, dá bem para ver que este nosso PL118 é uma arma bacoca e mirrada contra a pirataria informática, quase como caçar elefantes com um agrafador, o que só contribui ainda mais para anedotice da coisa. Nem anti-pirataria informática de jeito sabemos fazer.

O PL118, o Maldito é de facto uma aberração. Todavia, nos tempos que correm não é a única e nem de perto nem de longe a mais grave de todas as aberrações que enchem o telejornal. Até porque esta nem à televisão chega. Portanto assine a petição anti PL118 aqui e manifeste o restante desagrado onde bem entender, porque pode não chegar à televisão mas as internets estão apinhadas dele. Pergunte ao Google, se não acredita: a indignação anda à solta. Aproveite enquanto não vem o ACTA ou desengavetam o SOPA/PIPA.

Juntos marcharemos. Tozé, prepara-te.

Deixe um comentário